O que é e quantos somos?
O Facebook hoje é a maior rede social do mundo, conta com 1,32 bilhão de usuários no mundo. No Brasil já somos 107,7 milhões de usuários e destes internautas, 66,2% confirmam que acessam a rede todos os dias, temos a maior média do planeta.
O acesso via mobile também é superior ao uso por computador. De acordo com os dados da empresa, Tablets e Smartphones somam 68 milhões de acessos.
O Facebook hoje dá suporte à milhões de páginas (fan pages) e as principais marcas estão lá! As 10 maiores do país são Coca-Cola Brasil, Guaraná Antárctica, Garoto, Skol, Hotel Urbano, Netshoes, O Boticário, OLX Brasil, Lacta e Cacau Show e cada fan page tem seu aspecto particular.
O alcance ao consumidor tem baixo custo se comparado a outras mídias, as possibilidades são muito maiores na questão de conteúdos que podem ser ricos em textos, fotos, vídeos e diversas outras interações. Já distribuir um panfleto impresso hoje tem um custo muito maior e um alcance muito menor. Não dispensando claro a necessidade de material impresso em alguma campanha específica para o caso.
E qual a diferença entre Fan page e Perfil?
A Fan Page foi pensada pelo Facebook para oferecer a empresa uma série de benefícios, enquanto o Perfil social seria como sua identidade no país virtual que a rede se tornou.
Com sua fan page por exemplo é possível explorar os aplicativos, fazer promoções, visualizar diversos dados sobre seu público, já seu perfil é possível compartilhar suas informações pessoais, detalhes profissionais, adicionar amigos, compartilhar atividades.
Conexões e mensagens
Uma fan page não faz solicitações de amizade e com isso não há limites para seus fãs, a exemplo da Coca-Cola Brasil, com mais de 16 milhões de fans. Já o perfil social só é possível ter 5000 amigos, já pensou, sua marca crescendo e você chegar ao limite?
Perfis sociais pelos Termos de Serviço do Facebook não podem fazer publicidade, promoções, usar capa do perfil com anúncios e telefones, já as fan pages tem ferramentas publicitárias além da possibilidade de realizar sorteios por aplicativos e outras promoções. Seu perfil de empresa pode ser desativado a qualquer momento sem que haja a necessidade de alerta por parte do Facebook. “Adiós” amigos!!
Outra questão importante é o envio de mensagens que pelo perfil social só são permitidos 20 a cada vez, já na fan page você envia para todos os seus fans ao mesmo tempo.
Personalização
Na fan page é possível fazer toda a decoração do site, transformando sua fan page de acordo com sua identidade. Há possibilidade de enquetes, fóruns de discussão, dados sobre serviços e informações sobre sua empresa, como: localização, preços, horários, telefones, emails, links para seu site e finalmente a tão sonhada Loja Virtual! Sim, um perfil não pode ter e nem ser uma loja, mas sua fan page sim. Existem diversos sistemas e possibilidades de ter sua loja e receber pedidos e pagamentos via sua página. O cliente vê seu produto, compartilha com os amigos, e acontece o que chamamos de alcance viral.
Já seu perfil…
Conclusão
Acredito que com essas informações possa ser possível entender as diferenças entre as duas situações e decidir qual a melhor direção tomar, mas que seja claro a necessidade de ter muito zelo e cuidado na administração da sua fan page.
Espero termos ajudado e qualquer dúvida entre em contato conosco! Abraço e boa sorte.