imagem com texto versão brasileira escrito sobre uma fotografia de um dublador encenando em frente a microfones

Versão Brasileira Herbert Richers – A dublagem no Brasil.

Sempre que assistimos um filme dublado, sabemos se o trabalho foi bem feito ou não. Pois se é bem feito parece original do filme, já a dublagem ruim parece não encaixar corretamente.

No Brasil existem mais de mil dubladores registrados, número pequeno se comparado ao total de consumidores de filmes dublados no País e esse núcleo fica entre Rio de Janeiro e São Paulo.

Dá para saber qual estúdio esta produzindo a dublagem quando aparece no inicio da Obra a locução: Versão Brasileira…e o nome do estúdio.

A arte de emprestar a voz.

Grandes personalidades emprestaram suas vozes para personagens que encantaram gerações, desde aquele desenho animado que adorávamos na Infância até os filmes mais clássicos.

Embora ainda exista certo preconceito com a dublagem, ela vem sendo usada mais frequentemente devido a algumas tecnologias. O 3D por exemplo, exige certa liberdade de visão para acompanhar os efeitos, o que dificulta na leitura das legendas.

 

 

No Brasil nos anos 80 tivemos um dos Maiores estúdios de dublagem, o Estúdio Herbert Richers S.A. que com um excelente trabalho engrandeceu diversas obras, tanto televisivas como cinematográficas.

Por lá passaram muitas vozes que com toda certeza ficaram marcadas em nossa memória.

Dando uma olhada por aí encontrei esse vídeo do grande Locutor e dublador Marcio Seixas, que fez uma visita ao que restou dos Estúdios Herbert Richers.

Dá uma olhada:

 

Na internet você consegue encontrar mais detalhes sobre essa parte importante da História, porém não podemos deixar de citar a A.I.C. São Paulo que teve grande importância entre 60 e 70.

Dá uma olhada:

A tecnologia aumenta a cada dia e isso faz com que os recursos e desafios sejam outros. O que muda é que não se pode pensar apenas em quantidade, mas sim em cada vez mais melhorar a qualidade do trabalho. Assim, como esses estúdios fizeram em seu tempo e com certeza esses foram bons tempos…..

Ótimos dias.


Galeria de imagens (retiradas da internet)

 

 

Daniel Medina