A importância do áudio no vídeo

Quando se pensa em um vídeo normalmente fazemos associações com imagens, cenários e personagens que aparecem nas cenas, mas dificilmente nos lembramos ou reparamos na importância do áudio na composição de uma peça publicitária ou artística.

Vivemos em uma nova era digital e sem querer acabamos nos acostumando com informações áudio visuais, vindas não só da internet, mas de todos os meios de comunicação e infelizmente nem sempre nos preocupamos com a qualidade final deste produto. Quem nunca cantou um Jingle que ouviu em um comercial de TV? Pois é, isso acontecia muito nos anos 90, mas com a mudança tecnológica o foco das produtoras ou mesmo dos clientes já não é mais o mesmo.

O áudio em uma propaganda é um importante elemento que auxilia na construção da mensagem, pois é capaz de gerar apelos emocionais, criar conceitos, mudar contextos e ao mesmo tempo transmitir o clima da história que está sendo contada. Imagine uma cena em uma praia linda, com uma trilha romântica ou mesmo festiva, com certeza a sensação de paz ou prazer ficará em evidência, mas se nesse mesmo cenário imaginarmos uma trilha mais tensa, a cena se transformará em um filme de terror ou no mínimo um suspense, dada a importância do áudio no conjunto da obra.

Quando desenvolvemos um VT sendo ele comercial ou artístico, o que mais queremos é que ele chame a atenção do público alvo e nada melhor do que aliar o áudio ao vídeo, pois quando se trata de TV por exemplo, nem sempre estamos com o olhar grudado no aparelho e qualquer ferramenta para atrair nossa atenção é sempre bem-vinda. Já na internet a coisa é um pouco diferente, pois a qualidade da rede no Brasil deixa muito a desejar e acabamos não recebendo o suficiente para consumirmos todas as informações disponíveis com qualidade,

Sendo assim é muito comum observarmos vídeos no Youtube que não possuem resolução de imagem agradável e mesmo assim possuírem centenas de views, porém se o que pecar for a qualidade de áudio, com certeza esses vídeos não teriam nem metade dos views do que os com baixa qualidade de vídeo. Você pode se perguntar porque isso acontece e a resposta é bem simples, o som é capaz de provocar emoções, sensibilizar e consequentemente transformar nosso pensamento e quando é feito com qualidade faz o espectador ter uma receptividade muito maior, se envolvendo com a mensagem e a propagando, do contrário o mais provável é que o espante.

Como exemplo deixo para vocês dois vídeos:

O primeiro é um vídeo do Porta dos Fundos onde durante uma conversa, dois personagens discutem a importância de cada uma das partes na produção de um VT.

O segundo é um VT da Honda onde todo o efeito Sonoro é feito com a Boca.

Um grande abraço e ótimos dias.

Daniel Medina